MEC libera página do participante para candidatos do ENEM

Confira abaixo informações sobre a Isenção Enem 2019 e saiba como declarar carência no exame e quem pode realizar esta declaração.

O Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para o ensino superior no país, pois através do desempenho obtido no exame os estudantes podem concorrer às vagas dos programas do Governo Federal, como Prouni – Programa Universidade Para Todos e Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

Para poder participar do exame os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição, que na edição de 2019, assim como em todas as últimas edições, deverá ser de R$ 35,00.

Porém há isenção aos estudantes que estão cursando o ensino médio em escola da rede pública e que vão concluir os estudos no ano de 2019. Os estudantes que se enquadram nesta condição são automaticamente isentos do pagamento da taxa, estando livres de fazer qualquer tipo de solicitação ou declaração.

O Edital do Enem 2019 prevê que estudantes que não tenham condições de pagar a taxa, se declarando socioeconomicamente carentes, poderão receber a Isenção Enem 2019.

Para realizar a solicitação da isenção, entre outras coisas é preciso acessar a página do participante Enem.

Como Solicitar a Isenção Enem 2019?

Durante as inscrições, que estarão disponíveis provavelmente em maio, e poderão ser efetuadas, o estudante deverá, entre os últimos passos, clicar sobre a opção “Declarar Carência”, na parte inferior da página. Feito isso, na página seguinte deverá ler com atenção o texto apresentado e logo depois clicar em “Confirmar”, caso concorde que não tem condição de pagar a taxa.

Os pedidos de isenção são analisados pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, sendo levadas em conta as informações declaradas pelo candidato na inscrição.

Após a análise o pedido é deferido ou indeferido. É responsabilidade do participante verificar se a solicitação de isenção da taxa de inscrição foi deferida no sistema de acompanhamento da inscrição.

Os estudantes que tiverem os seus pedidos deferidos não precisarão se preocupar. Eles estão inscritos no exame e não precisarão inclusive apresentar qualquer comprovação da Isenção Enem 2019 nos dias das provas.

Porém, se o pedido foi indeferido, o candidato deve imprimir o boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU Simples), também disponível na parte inferior da tela, e efetuar o pagamento até a data de vencimento estabelecida pelo edital.

Quem não pagar a taxa dentro do prazo previsto estará automaticamente excluído do exame.

Tags: No tags

Comments are closed.