Dicas para Evitar a Ansiedade no Vestibular

A ansiedade é um dos fatores mais importantes na preparação para a prova 2019, pois a sua ocorrência (tanto nos estudantes quanto em seus pais) pode ser determinante para a realização de uma boa ou má prova.

Por isso, nos meses em que ocorrem os diversos vestibulares no país, é preciso o controle da ansiedade dos estudantes e de seus pais, sendo que a excessiva pressão destes somente irá atrapalhar o desempenho dos filhos.

Esta ansiedade dos estudantes está relacionada com o futuro profissional, apesar disso, eles devem considerar que a não aprovação será apenas um atraso nos planos e não o fim das possibilidades. Sobre a causa da ansiedade paterna, ela diz respeito ao medo de uma vida não promissora para seus descendentes.

Para aliviar e/ou eliminar esta ansiedade, especialmente na semana da prova do vestibular, a sugestão dos psicólogos é realizar exercícios de respiração profunda todos os dias para eliminar o excesso de ansiedade.

Portanto, os estudantes e pais devem controlar a ansiedade para auxiliar na aprovação tão desejada por todos os envolvidos, para assim, os estudantes terem resultados positivos na prova e realizarem uma boa redação.

Dicas para fazer uma boa redação no vestibular

Muitos desses jovens passaram o ano estudando todas as disciplinas, com foco principalmente nas que são relacionadas ao curso que estão almejando entrar no ano seguinte através do Vestibular FATEC 2019. Estão totalmente preparados, no que diz respeito ao conhecimento das matérias, mas, chegando nessa reta final, lembram-se que não deram a devida atenção a um item que pode fazer (e faz) toda diferença no resultado da prova: a redação.

A maioria das pessoas fica insegura nesse momento, afinal, desde o início na educação infantil até o fim do ensino médio o aluno é programado para produzir cópias, não conteúdos originais. Dessa forma, cria-se o estigma de que não se escreve bem.

No entanto, há alguns detalhes que se seguidos, ainda que apenas nesse finalzinho de jornada, facilitarão a produção de um bom texto, capaz de fazer diferença no vestibular.

1º – A teoria você já conhece. APLIQUE-A!

Formas gramaticais, concordância, coerência, coesão, tipos de texto, tudo isso já está mais que gravado na sua cabeça, pois diariamente em nossa vida escolar nos deparamos com textos escritos nas mais diversas formas, e que podem ser cobrados durante o vestibular 2019. Agora é a hora de usar como referência tudo aquilo que foi lido desde sempre, pois a experiência como leitor é fundamental na hora de produzir um bom texto.

2º – Tenha o hábito de escrever!

Desde pequenos somos incentivados a copiar muito e escrever pouco. Note isso recordando suas aulas de todas as disciplinas, que você só viria a produzir conteúdo na hora da prova.

O hábito de leitura, tão comentado pelos especialistas, é sim fundamental. Porém, é necessário que se produza conhecimento a partir das informações adquiridas e, a melhor forma de fazer isso, é escrevendo. Produza textos de diversos formatos sobre diversos temas que sua facilidade de organizar ideias no papel só aumentará.

3º – Esteja atualizado!

Ler jornais, revistas informativas, assistir a noticiários na TV, acompanhar notícias pela internet, tudo isso já se tornou até clichê nos discursos de professores às vésperas de provas de vestibular. No entanto, não se limite a esse tipo de informação. Muitos dos temas de vestibular são extraídos de conflitos sociais, geralmente abordados até por novelas e programas de entretenimento.

Procure sempre escrever também sobre essas temáticas para não ser pego de surpresa. Esteja atento a tudo

4º – Dia da prova: o que fazer?

Esteja tranquilo para realizar a redação no vestibular. Separe um tempo específico para ela, de acordo com o tempo disponível para toda a prova no dia em questão.

É fundamental ler atentamente à coletânea de textos que a prova traz como base, bem como ter em mente de forma clara qual o tema da redação. Também é importante fazer um projeto de texto antes de começar a redigir, dessa forma você economiza tempo na produção do seu texto (faça uma introdução ao tema, separe três ou quatro argumentos em tópicos para que depois cada um deles vire um parágrafo do texto e, por fim, conclua sobre o tema).

E, para terminar, escreva seu texto já projetado de forma clara. A facilidade com que a exposição de seus argumentos será interpretada e contará pontos na correção.

Siga todas essas dicas e inscreva-se agora mesmo para o vestibular fatec 2019.

Tags: No tags

Comments are closed.